O texto produzido por Marcos Masetto e Marilda Behrens, inspirado no capítulo primeiro do livro "Novas Tecnologias e Mediação pedagógica de José Mauel Moran, sob o título Aprender a Ensinar, trouxe-me inúmeras reflexões.
Uma delas gira em torno do número imenso de possibilidades de aprendizagem que dispomos; outra questão refere-se a tarefa urgente de educar o educador, os pais para uma nova relação no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo de cada aluno, habilidades de cada um. Outro fato pontuado foi em relação a sermos capazes de ensinar até onde conseguimos aprender (será que aprendermos?). Além disso, destacou a questão da credibilidade na comunicação.
Na minha ótica, sinto que realmente temos muito para aprender. Os nossos jovens não acreditam em nós e não estão preparados para a aprendizagem.
Infelizmente, o consumismo e o modismo tiraram de nós os nossos alunos e os nossos filhos. O marketing venceu. E,a autenticidade transformou-se em coisa inútil. A deseducação está em todos os lugares. Cada um entende o que quer entender,. Concluo dizendo: SOCORRO, ENSINEM-ME A ENSINAR NESTE MAR DE DESATINOS.
Texto pesquisado: Aprender a Ensinar
José Manuel Moran
http://www.eca.usp.br/prof/moran
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário